S.o.S Cabelo - Nutrição

Oi meninas! Hoje vou continuar a explicação sobre os cuidados com os cabelos.
Ontem a gente viu que nossos cabelos precisam de água para ficarem macios e com brilho; e hoje vamos ver como e porquê repor óleo neles.
Isso mesmo, não feche a página, não me xinguem, mas é verdade!
Só que atenção, diferente da hidratação que é necessária para todos os tipos de cabelo, a nutrição depende do seu tipo de cabelo e da saúde dele!
Vem que eu te explico!

Nutrição 
Consiste em repor a "gordura" do cabelo. Sim é necessário! Pare e pense: nosso próprio couro cabeludo produz óleo, e este é o melhor tipo de nutrição pros fios, por que é exclusivo, cada pessoa tem o seu!
O problema é que, em cabelos cacheados por exemplo, o formato do fio dificulta que este óleo desça, e em fios lisos, ele circula melhor; é por isso que a raiz do nosso cabelo tem sempre aquele aspecto mais saudável.
Pra que serve? Pra domar os fios, o óleo "assenta" os fios, diminui o frizz, e deixa ele mais comportadinho. Mas ninguém quer aquele aspecto seboso né? Muita calma nessa hora que eu vou te ensinar!

1 - Procure por produtos com óleos, manteigas, e lipídios na fórmula, são esses ingredientes que vão domar suas madeixas! Você pode investir em máscaras ou óleos naturais (naturebas mesmo, não daqueles finalizadores)
OLHO NA FÓRMULA: E-vi-te produtos com óleo mineral ("mineral oil") na fórmula; ele impregna no cabelo e ao invés de tratá-lo, ele o camufla apenas e impede que outros nutrientes penetrem no fio.

2 - Faça a alquimista e trate o cabelo em casa: Umectação
Organize-se, este tratamento pode ser feito de duas maneiras, e é simplérrima: aplicando o óleo nos fios e deixando eles descansarem por pelo menos uma hora, ou antes de dormir, prendê-los e lavar de manhã.

Pegue seu óleo natural babado (pode ser de amêndoas, de buriti, cupuaçu, ou manteigas, essas você precisa dar uma aquecida para que derretam, pode ser de karité ou qualquer outra) e aplique apenas o suficiente para envolver os fios, não vá deixar pingando ein! E please não aplique na raíz, somente a partir da altura da orelha. 
Para escolher o tempo de pausa avalie seu cabelo; se está fuázão, aplique antes de dormir, prenda numa trança e lave normalmente na manhã seguinte (eu sempre faço assim).
Se não está muito danificado, pode deixar pausando por no mínimo uma hora e lave.
Esse tratamento cabe em todos os bolsos; um vidrinho de óleo de amêndoas na farmácia sai por aproximadamente R$5 e rende vários usos, além disso também podemos usar no corpo neste invernão!

O resultado é um cabelo mais comportado, e indico principalmente para cabelos cacheados que são os que mais precisam de nutrição, e os que passam por processos químicos, que com o tempo tendem a deixar o cabelo mais armado. Lave bem e eles ficarão soltinhos, sem maiores dramas!

Vale apostar também:
- Máscara de hidratação Moroccanoil: não vivo sem!
Apesar do nome, a máscara é carregada de óleo de argan, e acaba saindo 2 tratamentos em um, hidrata e nutre. O pote de 250g sai em torno de R$ 150, e tem uma textura densa, derrete os cabelos já na aplicação e os deixa perfeitos. A minha durou um ano de tanto que rende!
A de tampa branca é praticamente a mesma, só que é indicada para cabelos finos e oleosos, é mais leve.
O óleo da marca é finalizador, não serve pra umectação!


Se curtir a experiência, pesquise as propriedades específicas de cada tipo de óleo pra ver qual gosta mais, hoje existem vários tipos à venda em casas de produtos naturais.

Eaí gatas, vão arriscar?
Minhas amigas ficam em choque quando eu recomendo a umectação, mas as que fizeram adoraram!
Façam e me contem!

2 comentários:

  1. qro testar :)

    Tenho news no blog! visite: http://www.signoritablog.com/
    Conheça nossas peças no evento desse próximo sábado! Fica na Vila Madalena! Imperdível!
    bjs!!!

    ResponderExcluir
  2. Se está com medo de investir num produto muito caro, recomendo a umectação, é muito simples e vale a pena! Vou visitar seu blog! bjinhos!!! ;***

    ResponderExcluir